sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Os caminhos do apóstolo Paulo

Dia 24 de outubro - Istanbul

Retornamos da Grécia para Istanbul, hoje o dia foi livre, afinal o Grand Bazar espera por todos. Últimas compras, arrumação de malas é hora de se despedir desse maravilhoso país. Um dia... quem sabe... poderemos retornar!.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Os caminhos do apóstolo Paulo

Dia 23 de outubro - Corinto

Uma das mais antigas cidades da Grécia, graças a sua localização próximo ao ao porto, era economicamente muito desenvolvida. A sua população tinha o costume de ir para as praças ouvir os filósofos e pensadores exporem as suas ideias, isso, contribuía para que a população se torna-se intelectualmente mais desenvolvida.
O apóstolo Paulo, viveu 18 meses em Corinto e organizou uma igreja (Atos 18:1-18) durante a sua segunda viagem missionária. A grande marca da passagem de Paulo nesta cidade foram as cartas que escreveu, principalmente I Coríntios 13 para mostrar o verdadeiro conceito sobre o amor, porque, percebeu que o casamento não estava sendo visto como uma instituição divina, estava sendo deturpado.

Tribunal onde o apóstolo Paulo foi julgado quando esteve em Corinto.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Os caminhos do apóstolo Paulo

Dia 22 de outubro - Atenas

Falar ou escrever sobre Atenas é muito bom. Não somente pela contribuição desta cidade na construção da nossa cultura, mas também por ter sido uma das rotas de Paulo nas suas viagens missionárias. De qualquer forma, ler, estudar ou andar por aqui, temos muito o que aprender. 
Nesta viagem, podemos observar uma cidade sofrida com os reflexos de uma crise econômica, mas imponente refletindo em cada local visitado, que os gregos não foram apenas o berço de uma civilização, cujos principais representantes são os filósofos: Sócrates, Aristóteles e Platão, mas com seus ideais totalmente pautados no desenvolvimento intelectual.
É muito bom caminhar pelas ruas da Grécia. 

Pathernon. Podemos afirmar que este lugar, que está no local mais alto da cidade, é um ponto de encontro na Grécia.  São as ruínas do famoso tempo grego dedicado à deusa Atena, padroeira da cidade.

AREÓPAGO - Neste local o apóstolo Paulo falou para os atenienses sobre o Deus desconhecido. Em Atos 17 encontramos a narrativa quando ele falava aos filósofos neste local que era o centro nervoso da divulgação da sabedoria humana do seu tempo. Em Atenas, havia muitos mestres e sábios de todas as correntes e tendências. "Os gregos buscam sabedoria", escreveu Paulo em I Coríntios 1:22,

pastor Paulo Davi e a Mamis (Dora)



terça-feira, 21 de outubro de 2014

Os caminhos do apóstolo Paulo

Dia 21 de outubro - Saída de Santorini com destino à Atenas

Logo pela manhã, começamos a nos despedir dessa ilha, afinal os encantos de Santorini, precisam ser registrados: últimas fotos, umas comprinhas, um sonho realizado e um almoço chamado churrasco, preparado pela equipe do Hotel El Greco para o nosso grupo. Acima de tudo isso a gratidão ao nosso Deus por esse tempo. Um privilégio!

El Greco - Neste hotel ficamos hospedados.

Damaris - Interior do hotel

Churrasco greco
Depois desse delicioso almoço, partimos para o porto, Encaramos umas sete horas de barca de Santorini para Atenas. Desta vez, o Mar Egeu não estava tão revolto. 
No porto... lá em cima podemos avistar Santorini.


Nesta barca, seguimos a nossa viagem. 

Enquanto isso, a Doracilha queria se conectar!
Outros dormiam, caminhavam pelo barco, lanchavam e visitavam a "lojinha".
Chegamos em Atenas, quase meia noite. O horário do jantar já havia passado, mas o hotel aonde ficamos hospedados deixou em cada apartamento a nossa refeição. Um cuidado que fez a diferença.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Os caminhos do apóstolo Paulo

Dia 20 de outubro - Santorini

Nesta ilha o apóstolo Paulo não passou, o nosso grupo parou aqui para descansar um pouco, já estávamos com 13 dias de viagem e faltavam mais cinco. Por isso, recarregar um pouco as energias era necessário.
Descrever a beleza natural e o charme arquitetônico dessa ilha é difícil, "No centro da ilha recortada em meia-lua está uma cratera que na verdade é a caldeira submersa de um vulcão, criada por uma série de erupções ocorridas no ano 1650 a.C. E é justamente aí que entra a capacidade do homem de aproveitar com bom gosto o que a natureza lhe deu: no cume do penhasco que beira a cratera foram erguidas as famosas casinhas caiadas de branco, praticamente debruçadas no mar e enfileiradas em vielas estreitas. O cenário, completo por impecáveis cafés e hotéis, é irresistível, bem como o pôr do sol deslumbrante".  







Museu Akrotiri

Acrotiri (em grego: Ακρωτήρι:Akrotiri) É um sítio arqueológico da Idade do Bronze da ilha grega de Santorini. Acrotiri foi enterrado pela erupção do vulcão Thera durante o milênio II a.C.; como resultado, como as ruínas romanas de Pompeia posteriormente, está muito bem preservado.  





domingo, 19 de outubro de 2014

Os caminhos do apóstolo Paulo

Dia 19 de outubro - A bordo do Louis Cruises - e uma parada na Ilha de Creta

Retornamos da ilha de Pátmos e embarcamos no navio, já era noite, Após uma noite a bordo, nossa próxima parada é na ilha de Creta, a maior e mais populosa da Grécia.
Em Atos 27:7-13-21, narra a passagem do apóstolo Paulo por Creta.

Aqui estamos - LOUIS CRUISES


No interior do navio... uma reunião


Quem? A Soeli
O almoço ...

O treinamento ...


Visita a Colossos
Próximo ao porto da ilha...

O centro da ilha de Creta
As lojinhas... quem não gosta?

No final da tarde, chegamos a Santorini, afinal um descanso no paraíso nós merecemos para continuar a nossa Expedição.

sábado, 18 de outubro de 2014

Os caminhos do apóstolo Paulo

Dia 18 de outubro - Patmos

Em Patmos o Apocalipse foi revelado. A ilha está localizada a 55 km da costa da Turquia, no mar Egeu. Para nós cristãos, Patmos tem uma grande importância, lá se encontra o local aonde João, com quase 100 anos de idade, teve visões e ouviu as revelações de Deus sobre o fim do mundo (em 95 d.C) as quais resultaram no Livro do Apocalipse, o último do Novo Testamento. 

Skala, a maior cidade de Patmos, é onde fica o porto da ilha. No entanto, é em Chora ou Hora, no alto de uma colina, onde estão as atrações de maior interesse histórico e religiosos.
    

Acesso ao Monastério.




Capela de Santa Ana, foi construída como entrada para a caverna.


Monastério de São João da Igreja Católica Ortodoxa.

Entrada para a gruta, o local EXATO da caverna aonde o apóstolo João ouviu as revelações do Apocalipse. Não podemos fotografar no interior, mas vimos a rocha, o local é controlado pela Igreja Ortodoxa.  



Dia a Dia na Terra Santa da Ásia Menor

Dia 18 de outubro | Kusadasi

Hoje é o dia de deixar a Turquia a caminho da Grécia. Logo cedo, do porto de Kusadasi (Turquia), embarcamos num cruzeiro. Aqui nos despedimos no nosso guia Hakan, muito querido e sua competência, atenção e cuidado com o grupo fez toda a diferença.


"Você sabia...


... que a Grécia foi palco das atuações do apóstolo Paulo? 

... que em Atenas, no areópago, Paulo falou aos antigos filósofos gregos?

... que foi na Grécia que Paulo escreveu as epístolas aos Efésios e aos Coríntios?

... que Paulo introduziu o cristianismo na Grécia, no ano 50 da era cristã?

... que Paulo morou dois anos em Corinto, fabricando tendas, pois esta era a profissão dele?

A Grécia é um dos países mais antigos. Possui uma história muito rica e é um dos países muito importantes, na história da divulgação do cristianismo. Filosofia e democracia, são marcas da civilização grega.

Vamos conhecer Atenas, Pátmos, Creta e Corinto e relembrar os fatos bíblicos, onde eles aconteceram."

E aí vamos nós... nas águas do Mar Egeu.


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dia a Dia na Terra Santa da Ásia Menor

Dia 17 de outubro - Éfeso | A igreja que deixou de amar a Deus

Éfeso foi importante para difusão do cristianismo, era a maior cidade da costa oeste da Asia Menor. Os romanos fizeram de Éfeso o centro administrativo da província da Ásia; renomados santuários religiosos, como o Templo de Artemisa, considerado uma das sete maravilhas do mundo, o espaçoso teatro e elegantes prédios públicos deram a Éfeso um lugar integral na vida cultura de toda região.
Se existe um gigantesco museu ao ar livre, este é Éfeso. É considerada uma das maiores zonas arqueológicas do mundo, há uma grande quantidade de obras antigas exibidas no seu lugar original.
  1. A Biblioteca de Celso era um edifício antigo em Éfeso, na Anatólia agora parte de Selçuk, Turquia. Foi construída em homenagem ao antigo senador romano Tibério Júlio Celso Polemeno, e suas obras foram concluídas em 135 d. (Wikipédia)

A carta: Apocalipse 2:1-7 - Momento de estudo e reflexão


O famoso anfiteatro, local habitual de reunião do povo, este local, apresenta uma das mais vívidas cenas do Novo Testamento. Foi o lugar onde Demétrio e seus companheiros lideraram a multidão na grande revolta contra Paulo, devido ao culto à Diana e diminuição da venda das miniaturas do templo que os ourives faziam e comercializavam. (Atos 19:23-41).


Paulo trabalhou e morou por dois anos aqui em Éfeso, criou uma grande base missionária e escreveu uma de suas epístolas. Ele andou por aqui: isto é um fato.

Local aonde o apóstolo João foi sepultado, na cidade Efeso, encontra-se as ruinas de uma antiga Igreja mandada construir pelo Imperador Constantino, justamente no lugar da sepultura considerada de João.



quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia 16 de outubro - Pamukkale 

Pamukkale significa "castelo de algodão", o que descreve muito bem o local, uma imensidão branca com bacias escupidas cheias de água que de longe parecem feitas de neve, nuvem ou algodão, mas se trata de um fenômeno surpreendente: cálcio petrificado.







Dia a Dia na Terra Santa da Ásia Menor

Dia 16 de outubro - Laodiceia - A Igreja onde Cristo não estava.

De todas as igrejas da Ásia Menor que receberam cartas no livro da revelação, Laodiceia foi a que teve a pior avaliação. Durante séculos, tem sido símbolo do desagrado de Deus, foi chamada de morna e seu estado de letargia espiritual valeu-lhe a ameaça de ser vomitada da boca do Senhor. 
A igreja tinha diante de si um grande campo missionário. Mas era a pior de todas. O pecado da auto-suficiência. Apocalipse 3:14-22 




Dia 16 de outubro - Hierápolis

Próximo ao "Castelo de Algodão", encontra-se as ruínas de Hierápolis (Cidade Sagrada). É uma região protegida como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Esta cidade em conjunto com Pamukkale, fica no sudoeste da Turquia, a 650 km do sul de Istanbul e 230 km a leste de Izmir.



As ruínas da cidade romana de Hierápolis estende-se por vários quilometros ao redor de Pamukkale e é um acesso antes de chegar ao "castelo de algodão".


Uma parada para ouvir o guia Hakan

e ouvir o pastor Paulo Davi
O imponente Teatro Romano