sexta-feira, 27 de março de 2015

Belém

Antiga Efrata (Gêneses 35:19) Belém é uma cidade conhecida mundialmente pelo que ela representa. Para todos os cristãos, foi aonde Jesus nasceu (Lucas 2:1-16). O nome Belém significa "Casa do Pão", naquela época era uma cidade muito próspera; hoje, pertence a Palestina, e está localizada na parte central da Cisjordânia.
No dia que chegamos lá, estava acontecendo uma maratona, a cidade recebia atletas de toda aquela região, o trânsito era intenso, algumas ruas estavam bloqueadas o que impossibilitou o grupo de visitar alguns lugares previstos no roteiro. 
Apesar disso, não deixamos de visitar a Igreja da Natividade, hoje administrada por três religiões: a Ortodoxa Grega, a Igreja Armênia e a Igreja Católica (franciscanos) 

Igreja da Natividade

Gruta da Natividade - É uma caverna, no interior do templo, local exato onde se acredita que Jesus e Maria se abrigaram para que ela pudesse dar à luz. Há uma inscrição em latim "Aqui da Virgem Maria Nasceu Jesus Cristo". 


Sirlei, no interior da igreja, são tantos símbolos, candelabros que se transformam numa poluição visual e se torna difícil entender o significado deles.  
   


A cidade



As vezes uma imagem passa despercebida durante a viagem, mas a Ana Cláudia, com o seu olhar atento, não deixa escapar, faz o registro. Essa pintura feita no muro que divide a Palestina de Israel. Muito significativo!

O Muro construído pelo governo israelense - o marco da separação entre judeus e palestinos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário