sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PANORAMA BÍBLICO


Pastor Igor Baumann
O cristianismo teve origem “à sombra do templo” de Jerusalém, em Israel, a partir da atuação de Jesus de Nazaré e dos seus primeiros seguidores. O movimento de Jesus desencadeou não apenas uma religião, no sentido atual da palavra, mas uma revolução de valores promovidos pela chegada do Reino de Deus, que foi instalado a partir da vinda de Cristo, o Messias profetizado no Antigo Testamento.
No entanto, o cristianismo primitivo não ficou restrito apenas aos limites palestinenses. Em Atos capítulo 2, Lucas narra que quando o Espírito Santo veio como cumprimento da profecia de Joel, inaugurando a era da Igreja como povo de Deus, estavam presentes pessoas de vários outros povos. Haviam: partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotamia (região próxima ao atual Iraque), Judéia, capadócia, do Ponto, da província da Ásia (certamente ele se refere a parte sul da Ásia Menor), Frígia, Panfília, Egito, gente das partes da Líbia, visitantes de Roma, cretenses e árabes. Em outras palavras, no dia do Pentecostes haviam pessoas que representavam quase todas as etnias, ou pelo menos os continentes: europeus, asiáticos, africanos e sírios-palestinenses (Atos 2:9-111). Estas pessoas foram impactadas pela mensagem do Evangelho, interpretada pelo próprio Espírito em seus ouvidos, através da mensagem de Pedro e dos demais apóstolos.
É muito provável (só não afirmamos por falta de provas documentais) que estes peregrinos simpatizantes do judaísmo levaram a mensagem cristã para seus conterrâneos, ao final de sua romaria em Israel; como aconteceu com o etíope, que ao voltar para as terras africanas recebeu o entendimento que o Servo Sofredor de Isaías 53 era o Senhor Jesus Cristo, em Atos capítulo 8. Esses peregrinos foram os primeiros evangelistas dos povos não-judeus. Eles pregaram a mensagem recebida nas suas cidades de origem.
Alguns anos mais tarde do Pentecostes, quando houve uma perseguição generalizada contra a igreja em Israel (Saulo que se tornaria Paulo foi um dos líderes desta perseguição) – os que tinham sido dispersos levaram a mensagem para além de Israel. A mensagem chegou em Antioquia da Síria, segundo Atos capítulo 11. Em Antioquia a graça de Deus se manifestou e uma igreja formou-se em solo não-judeu. Essa igreja se tornou a mãe das igrejas gentílicas por todo o mundo. Seu papel de relevância é singular, no âmbito do cristianismo do primeiro século, pois através dela toda a região da Ásia Menor recebeu a visita de missionários plantadores de igrejas. A igreja de Antioquia também marca a transição do papel da igreja estabelecida em Israel/Jerusalém para a igreja estabelecida além dos limites palestinenses, alcançando todo mundo conhecido. Ora, o mundo conhecido na época é este que estamos visitando, que eles chamavam de Ásia Menor: hoje a Turquia e a Europa.
Pastor Igor Baumann
Curitiba, outubro 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário