sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SEGUINDO OS PASSOS DE PAULO


Pastor Igor Baumann
A partir da igreja em Antioquia é que o Espírito Santo comissionou Paulo e Barnabé para a obra missionária. O objetivo destes irmãos, amparados e sustentados pela mãe da Igreja gentílica, era levar o Evangelho de Cristo em toda a Ásia Menor e chegar à Europa. Naturalmente, os documentos que temos em mãos, principalmente o livro de Atos dos apóstolos, narra as viagens de Paulo, expoente líder do cristianismo primitivo. Mas, simultaneamente ao trabalho paulino, outros cristãos levavam a mensagem aos rincões da terra. Por exemplo: antes de Paulo ir a Roma já havia uma igreja local ali estabelecida. Paulo foi aos romanos, tempo depois do início de suas viagens, que iniciou em Atos 13:1-3.
Foram três viagens missionárias de Paulo até sua prisão e martírio em Roma. A primeira viagem consistiu na visita à: Antioquia, Chipre, Salamis, Pafos, Pergamo, Antioquia da Psídia, Icônio (atual Konya, na Turquia), Listra, Derbe, Atalia e retorno à Antioquia da Síria. Essas viagens aconteceram por volta de 47 à 49 da era cristã, narradas em Atos 13 à 14. Seu parceiro de viagem foi Barnabé. Você pode observar que eles se concentraram mais na parte da atual Turquia.
A segunda viagem de Paulo compreendeu a visita nas seguintes regiões: de Antioquia da Síria para Síria/Cicília, Derbe, Listra, Frigia, Trôade, Filipos, Tessalonica, Bereia, Atenas, Corinto, Éfeso, Jerusalém e retorno à Antioquia da Síria. Seu companheiro de viagem foi Silas, durante aproximadamente três anos, de 50 à 53 da era cristã. Atos 15:36 à 18:22 narram este período. Você percebe na leitura que Paulo e Silas não ficaram restritos à Ásia Menor, pois também visitaram regiões da Europa, que compreende a atual Grécia. É provável que Lucas tenha estado com eles nesta viagem com a finalidade de escrever o relatório de sua missão.
A terceira viagem de Paulo culminou com sua chegada à Roma. Seu companheiro principal foi Timóteo. Atos 18:23 à 28:31 nos privilegiam com tais informações. Eles passaram por: Frigia, Galácia (parte norte da Ásia Menor, além das cordilheiras Taurus), Éfeso (onde ele permaneceu dois anos e escreveu a carta aos Gálatas), Corinto, Trôade, Assos (atual Behramkale, de Atos 20:13-14), Mitylene, Samos, Mileto, foi à Jerusalém onde foi preso, passou dois anos em Cesareia preso e depois, por causa da situação no navio, foi à Malta, de onde tomou caminho para Roma. De acordo com a tradição cristã, isto é, não a Bíblia, mas os documentos da segunda geração de líderes cristãos, Paulo ficou prisioneiro em Roma até meados do ano 67 quando foi morto. Na prisão em Roma ele escreveu as cartas aos Efésios, Colossenses, Filemon, 1 e 2 Timóteo e Tito. Precisamente, foi Eusébio de Cesaréia, no livro História Eclesiástica, do terceiro século, publicado até hoje, Paulo morreu em Roma em 67 d.C.
Pastor Igor Baumann
Curitiba, outubro 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário