segunda-feira, 16 de setembro de 2019

EGITO

A capital do Egito, Cairo, é bem diferente do que imaginamos. Os costumes são bem diferentes dos nossos, a população é predominantemente muçulmana, o trânsito, um caso a parte. Podemos destacar um sistema de segurança bem eficaz. Em todo os momentos de nossa visita ao país, estávamos sob a proteção do Estado; dentro do nosso ônibus contávamos com a presença de um policial, como também, em todos os lugares que visitamos tínhamos um comboio seguindo o nosso ônibus e nos dando cobertura.

Este local, não muito preservado, é um marco aonde a filha de Faraó, encontrou o cesto com o bebê  Moisés.

"A filha do rei do Egito foi até o rio e estava tomando banho... A princesa abriu a cesta e viu um bebê chorando. Ela ficou com muita pena dele e disse: — Este é um menino israelita... Ela pôs nele o nome de Moisés e disse: — Eu o tirei da água!" Ex 2:5-10

Um dos locais visitados foi este: Aqui o Nilo já secou... um pequeno olho d'água é preservado.
Foto e registro: Adriana Alacoque

SAGRADA FAMÍLIA

Uma das passagens mais conhecidas da Bíblia, é a que se refere a fuga de Jesus, Maria e José - a Sagrada Família - para o Egito. Os relatos são encontrados no Evangelho de Mateus 2:13-23: "um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito: fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matar. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito." 

Hoje tivemos a oportunidade de conhecer o bairro de Copta, no Cairo. Visitamos a igreja de São Sérgio (Abu Serga) aonde no subterrâneo está a pequena rocha onde Jesus e seus familiares permaneceram durante seis meses. Apesar de todas as narrativas e evidências bíblicas, os egípcios descrevem o fato como "a tradição conta". (Egito 14/09/2019).



  
A Rocha aonde a família Sagrada viveu - o mapa indica o caminho percorrido pela família.

PIRÂMIDES

As pirâmides do Egito é sem dúvida nenhuma um ponto de encontro para todos os turistas que visitam o Egito.  Elas ocupam a primeira posição na lista das sete maravilhas do mundo. De certa forma, encanta. Cada uma tem a sua própria história que vem sendo contada atravessando os séculos.


E com exclusividade a repórter internacional Ana Cristina (Tininha) do Egito para o mundo...

VILAREJO DE MARA

A caminho do vilarejo, cruzamos o Canal de Suez por um túnel subterrâneo, é uma região de segurança máxima entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, ou seja entre os continentes Africano e Asiático. Não podemos fotografar o seu interior.
 
Após cruzarmos o Canal de Suez, fizemos uma parada no vilarejo, lugar aonde Moisés transformou as águas amargas em doce. Êxodo 15.

Momento de reflexão.


Fotos: Michel Sinclair
Depois de atravessar o Mar Vermelho, os hebreus caminharam três dias até chegarem ao Oásis de Mara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário