sexta-feira, 4 de março de 2016

Amã


AMÃ - A terra dos amonitas, antes era chamada de Filadélfia (significa - Amor Fraternal). Hoje é a capital e a maior cidade da Jordânia cheia de contrastes – uma mistura única do antigo e do novo, fica numa região montanhosa entre o deserto e o fértil vale da Jordânia. Quase a metade da população da Jordânia se concentra nessa região, devido ao clima e modernidade da cidade.
Depois de uma longa viagem de São Paulo, parte do grupo chega à Amã e após o pernoite, vão conhecer um pouco dessa cidade.

Aparentemente, no centro da cidade um trânsito desorganizado, com suas ruas sujas e os prédios sem conservação. Mas... funciona.
Entre uma "lojinha" e outra, as guloseimas chamam muito a atenção, pelas cores e variedades. Para saber se são gostosas, é preciso experimentar.

Madaba

Depois dessa primeira panorâmica, a Expedição seguiu para Madaba - podemos chamar de "Centro histórico".  Essa cidade é citada várias vezes no Antigo Testamento, hoje é conhecida como a cidade dos Mosaicos.




Igreja Grega Ortodoxa de St. George. No chão desta igreja encontra-se o famoso Mapa de Mosaico de Jerusalém e da Terra Santa.  As informações contidas nele, serviram de base para o atual mapa da Terra Santa. Com dois milhões de peças de cores vivas feitas de pedra local, ilustra as colinas, os vales, as aldeias e as cidades até ao Delta do Nilo.

Mapa de Mosaico - imagem do mais antigo mapa religioso da Terra Santa que sobreviveu da Antiguidade até aos dias de hoje.

Fábrica de Mosaicos


Fábrica de Mosaicos


Monte Nebo

Estudar a Bíblica no cenário aonde a história aconteceu, é sem dúvida nenhuma um grande privilégio. Do Monte Nebo, Moisés apenas contemplou a Terra Prometida, mas por obediência a Deus, não entrou.

 

 


Célia Sayama e Tania Hirana - Monte Nebo (Março 2016)

Serpente de Bronze

Este monumento é um trabalho do escultor italiano Giovani Fantoni, é um elemento simbólico que representa a serpente de bronze construída por Moisés. Se refere as "serpentes venenosas" que o Senhor enviou para atacar os israelense quando fugiam do Egito para a Terra Prometida. Durante a caminhada, eles falavam contra Deus, por isso, o castigo. Em livro de Números 21:4-9 narra esse fato.O formato de cruz simboliza a crucificação de Jesus. (João 3:14)
Esta placa sinaliza o ponto exato do local onde Moisés chegou até avistar a Terra Prometida, mas nela não pode entrar. Faltavam apenas 46 km. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário