FILADÉLFIA
Após o café da manhã seguimos para Filadélfia uma cidade que gozava de uma localização estratégica de acesso entre os apíses antigos. Hoje é conhecida como Alashehir, que significa cidade de Deus.
Na carta do apóstolo João, apenas duas igrejas não foram repreendidas: Esmirna e Filadélfia, sendo que a Filadélfia foi considerada a igreja onde havia na época o exercício do mais puro cristianismo e a maior observância dos preceitos divinos. É tida como modelo perfeito de igreja daquele período e foi uma da qual menos evidências arqueológicas restaram. (Apocalipse 3:7-13)
SARDES
Sardes foi a capital de Lidia. Ouro foi encontrado próximo a Sardes. Grande centro administrativo. Visitamos uma construção monumental: um ginásio, não uma igreja ou um palácio. Ao fundo vimos uma grande colina. Sob sua vegetação estão as casas dos moradores ricos da época. Quanto será descoberto ao se iniciarem as escavações arqueológicas!!!! Visitamos as ruínas de uma sinagoga, conhecemos as duas colunas restantes do templo à deusa Artemisa. Ruínas....ruínas.... ruínas.... vestígios de um povo, vestígios de crenças. (Apocalipse 3:1-6)
Ruínas de um ginásio em Sardes |
IZMIR
Encerramos as visitas às sete igrejas. (Apocalipse 2:8-11) A noite,
em Izmir, encontramos os amigos Fernando e a Cris e conversamos um tempo com
eles. Foi muito bom. Logo cedo deixamos a cidade de Izmir para Istambul com
destino a Capadócia. Apesar de cansados o grupo continua animado e com grande
expectativa. Entre um tempo e outro de espera no aeroporto, brincamos, rimos
das nossas próprias histórias, foi um momento de descontração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário